LENHA OU PELLETS?
A escolha da fonte de calor para aquecer a casa é sempre uma questão que levanta muitas dúvidas por parte dos consumidores.
A decisão deve ser tomada tendo também em conta o seu estilo de vida e já vamos explicar o porquê!
Antes de avançarmos, é necessário mencionar que ambas são matérias primas ecológicas, o que traduz um mínimo impacto para o ambiente e mais sustentabilidade.
LENHA: QUAIS OS PRÓS E CONTRAS?
A primeira questão a colocar é... Mora em um apartamento ou moradia?
Se mora em um apartamento, muitas vezes existem limitações para o armazenamento da lenha, se for o seu caso, talvez não seja a escolha mais indicada.
Para além do armazenamento que acabamos de falar, o custo da matéria-prima é outro elemento a ter em conta.
Se vive em uma zona mais rural ou tem acesso a esta matéria prima de forma gratuita, o custo será nulo ou quase nulo. Neste caso é uma escolha acertada comparativamente com os pellets.
Outra questão imprescindível é o seu estilo de vida. Tem pouco tempo? A lenha requer mais tempo que os pellets pois não tem acendimento automático, nem é programável.
PELLETS: QUAIS OS PRÓS E CONTRAS?
O lado prático e cômodo das pellets é sem dúvida uma das grandes vantagens em relação a lenha, especialmente para quem não tem tempo ou é uma pessoa prática.
Os pellets são vendidos em sacos, por isso o seu armazenamento não requer muito espaço.
Outra das grandes vantagens em relação a lenha é o seu acendimento automático e programação ( como por exemplo ligar e desligar as horas que desejar, controlar a temperatura e velocidade da ventilação, a sua fácil instalação, necessitando apenas de uma saída para o exterior (sem obrigatoriedade da chaminé comum) e a eliminação do fumo e cheiro a queimado (que pode ocorrer excepcionalmente nos casos de uma incorreta abertura da porta ou de uma chaminé com pouca tiragem).
Vamos falar agora em desvantagens: os equipamentos a pellets são ligados a uma fonte de alimentação elétrica, por isso caso ocorra uma falha momentânea e não possua um gerador, poderá ficar por esse período de tempo sem aquecimento ou água quente.
Outra desvantagem neste momento é o aumento do custo dos sacos dos pellets.
É de ressalvar que ambos os equipamentos, seja lenha ou pellets necessitam de uma limpeza frequente e da sua necessária manutenção para evitar danos futuros desnecessários.
DICA: Independentemente da sua escolha, opte sempre por equipamentos certificados, com etiqueta de eficiência energética igual ou superior a A ou A+ e empresas credenciadas para a sua posterior instalação.
Se precisar de aconselhamento técnico, a TERMEQUIP irá ajuda-lo com os melhores especialistas no assunto.